O Debate de Alternativas


Spread the love

 

Download The Form Here

 

Proposta da GlobalU para revisitar teorias e práticas alternativas

Vamos começar o novo ano (meados de abril) em alguns países do Sudeste Asiático e Sul da Ásia com o projeto Debates de Alternativas.

 

O GlobalU

 

A discussão entre acadêmicos e líderes de movimentos sobre a criação do GlobalU começou em 2009; entre os 30 iniciadores do debate estão incluídos Samir Amin, François Houtart, Vinod Raina, Sam Moyo, João Pedro Stédile, Muto Ichiyo, Dai Jinhua, Wen Tiejun, Lau Kin Chi e outros. O projeto tinha a intenção de contribuir para conectar ainda mais o pensamento e a prática entre pensadores e praticantes. Após várias rodadas de consultas, a data oficial de inauguração foi adiada do Fórum Social Mundial de Dakar, em janeiro de 2011, para o Fórum Social Mundial de Túnicas, em março de 2015, com o objetivo de envolver os 200 membros fundadores e realizar trabalhos preparatórios. Antes do lançamento, dois Fóruns Sul-Sul sobre Sustentabilidade (SSFS) foram realizados, em 2011 em Hong Kong, e 2012 em Chongqing, para interação direta de ativistas-pensadores de todos os continentes. De 2016 a 2018, mais três SSFS foram realizados em Hong Kong. Em junho de 2019, o sexto SSFS será realizado. Veja https://our-global-u.org/oguorg/en/conference/ para os procedimentos gravados em vídeo.

Nos últimos dez anos, sob o GlobalU, tivemos os SSFSs, publicações de livros, um site multilíngue, arquivos de biblioteca, séries E-Lecture, entrevistas de Vida e Pensamento e Coleções de Autores em Destaque. Exceto pelos SSFSs, que foram parcialmente financiados por algumas instituições, a GlobalU tem sido administrada em grande parte por trabalho voluntário, com um pequeno orçamento de doações privadas de membros e amigos, sem financiamento de governos ou fundações. Este modo é viável para manter uma operação mínima e sustentável.

 

O Debate de Alternativas

 

Com os fundamentos estabelecidos nos últimos dez anos, é hora de perseguir rigorosamente os objetivos do GlobalU como declarados na proposta inaugural de 2015: “O que é necessário é uma intensa e abrangente fertilização global de teorias e práticas para desafiar fundamentalmente o neoliberalismo e o capital, promover formas viáveis ​​de alternativas radicais pós-capitalistas e fomentar a colaboração dinâmica entre e com ativistas e intelectuais do movimento”.

 

Esta é uma proposta sobre como abordar o Debate:

1. As contribuições devem ser sucintas e críticas, não mais do que 3.000 palavras para cada parte, nos seguintes temas, abordando preocupações urgentes ou primordiais E postulando alternativas:

 

a. Revisitando teorias alternativas (hegemonia global, regionalismo, questões nacionais, capitalismo, processos de paz, mudanças climáticas, ameaça nuclear, neofascismo, cultura, agricultura, resistência, comum e comunidade,…)

b. Revisitando práticas alternativas (experiências específicas de resistência, movimentos, autogestão de comunidades, justiça ecológica,…)

c. Revendo a organização alternativa (alianças de pessoas, convergências, redes, Fórum Social Mundial,…)

 

2. As contribuições serão enviadas para acesso aberto no site da GlobalU, a menos que seja solicitado pelo contribuinte para seja colocada na seção Comunidade de Membros Fundadores para debate interno. O nome real do contribuidor aparecerá, a menos que o uso do pseudônimo seja solicitado. Trechos de trabalhos publicados ou livros também podem contar como Contribuições e o último também pode ser submetido no site com o nome do colaborador.

 

3. Contribuições podem ser seguidas por comentários ou debates.

 

Vamos começar AGORA!

 

Esperançosamente, os Membros Fundadores em particular, e outros em geral, terão um grande interesse neste Debate. A troca pode ser em vários idiomas, mas, se possível, forneça uma versão em inglês (Muita ajuda voluntária é necessária para as traduções).

 

Uma sessão que ocorrerá em 30 de junho de 2019 durante o SSFS6 será dedicada ao Debate. O SSFS6 será transmitido ao vivo em inglês e em mandarim. Você é bem-vindo para participar do SSFS6 arcando com seus próprios custos. Formulário de registro:

https://our-global-u.org/oguorg/en/sixth-south-south-forum-on-sustainability-ssfs6/ 

 

Por favor, comente sobre este projeto, respondendo à lista de e-mail, ou, comece a enviar suas contribuições para o Debate com o formulário em anexo para [email protected].

 

Com muito carinho,

Kin Chi

Em nome da equipe executiva

15 de abril de 2019